Vídeo de Pedro Nuno Santos? "É peso na consciência"

  • 17/04/2024

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) comentou, esta quarta-feira, o recente vídeo do secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, considerando que o mesmo representa "peso na consciência". 

Note-se que, num vídeo divulgado nas redes sociais, o secretário-geral do PS considerou haver um "buraco nas contas do Governo de 1.350 milhões de euros" que resulta da revisão em baixa do excedente orçamental previsto no programa da AD, perguntando ao Executivo onde vai cortar.

"É peso na consciência. Há muita responsabilidade do Governo anterior, muita responsabilidade de quem participou e foi ministro, inclusive, de governos anteriores, nas opções que fez", disse o comunista. "Eu acho que isso é mais para desviar a atenção fundamental, do que é fundamental", acrescentou.

"A questão fundamental, hoje, partindo do principio que está claro a fraude e o engano que o Governo nos tentou levar com a  questão do IRS, é qual é o valor que o Governo esta disposto a transferir dos nosso bolsos para os bolsos do capital a partir do IRC e a partir da derrama", disse. 

"O resto é... vamo-nos entretendo. Faço um vídeo aqui, uma declaração ali, um TikTok além, e vamo-nos entretendo e a questão grossa passaria ao lado se nós não tomássemos iniciativa", atirou. 

Recordando que a Assembleia da República debate hoje o alívio fiscal anunciado pelo primeiro-ministro e que gerou polémica últimos dias, sendo o ministro dos Assuntos Parlamentares que vai representar o Governo, Paulo Raimundo remete esta pergunta para o governante.

"Estamos a dar uma vantagem ao ministro que estará hoje no debate na AR. Estamos a dizer-lhe uma das perguntas que lhe vamos fazer que é para não haver depois justificações para não se responder em concreto", afirmou.

Antes, Raimundo já havia dito que Pedro Duarte "vai ter de responder às perguntas que vão ser feitas", apesar da ausência do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.

"O ministro tem tempo e tem espaço para recorrer à maquina calculadora para nos poder responder de forma concreta", disse. 

Recorde-se que a polémica em torno da redução do IRS gerou uma troca de acusações entre a oposição e o Governo nos últimos dias, tendo o PS anunciado no sábado o pedido de um debate de urgência para hoje, no qual pretendia ouvir o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.

Na quarta-feira, fonte do gabinete dos Assuntos Parlamentares disse à Lusa que o ministro das Finanças viajou para Washington para participar numa reunião do Fundo Monetário Internacional já agendada.

Na ausência de Joaquim Miranda Sarmento, será o ministro dos Assuntos Parlamentares que intervirá no debate em nome do Governo, devendo estar acompanhado pela secretária de Estados dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, segundo a mesma fonte.

Leia Também: Pedro Nuno aponta buraco nas contas de 1.350 milhões. "Onde vão cortar?"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2542555/video-de-pedro-nuno-e-peso-na-consciencia-atira-paulo-raimundo?utm_source=rss-polã­tica&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Chope-Chope (Official video)

Eduardo Sant´Ana

top2
2. Preço Certo (Vídeo Oficial)

Pedro Mafama

top3
3. Maria Joana (Official Music Video)

Nuno Ribeiro, Calema, Mariza

top4
4. A Nossa Dança (Starring Toy)

Calema

top5
5. Portugal Na Primavera

Dinis Brites

Anunciantes