Praias da Arrábida recebem banhistas em Navegante

30/06/2019

Até 15 de Setembro os banhistas que procurem as galardoadas praias da Serra da Arrábida têm que descobrir o gosto pelo transporte público. A época balnear já arrancou em Setúbal e os carros voltam a ficar à porta.

A época balnear já abriu e a Arrábida prepara-se para mais um ano “Sem Carros”. Um plano que será mantido até dia 15 de Setembro, com o objectivo de garantir a preservação do Parque Natural e salvaguardar a segurança dos banhistas.

Contudo, o desafio deste ano será responder ao ‘boom’ do transporte público com o Navegante a levar os banhistas a redescobir o gosto pelos autocarros, livres das filas de trânsito.

Um novo factor ao qual a autarquia setubalense pretende estar atenta, ficando claro em reunião de Câmara que, a verificar-se necessário, será articulado junto da empresa Transportes Sul do Tejo o possível reforço de carreiras.

Também a Atlantic Ferries vai abrir portas ao Navegante a partir de 1 de Julho, possibilitando aos setubalenses regressar à Tróia de outros tempos.

Entretanto, a paisagem da Arrábida volta a ficar em destaque a nível nacional com a Praia da Figueirinha a ser galardoada com Bandeira Azul e o concurso Prémios Cinco Estrelas Portugal 2019 a distinguir também a força da Arrábida em Setúbal e no país.

“Praias de Setúbal para Todos”

A circulação de automóveis ligeiros está interdita na Arrábida entre os parques de estacionamento da Figueirinha e do Creiro das 8h00 às 20hh00. E no outro lado da serra, a partir do cruzamento para o Portinho da Arrábida ou junto à Casa do Gaiato, quando esgotada a capacidade do parque de estacionamento do Portinho, classificada como ZAAC – Zona de Acesso Automóvel Condicionado, diariamente, no período compreendido entre as 8h00 e as 19h00.

Também no aceso à Praia de Albarquel a circulação de trânsito está condicionada ao estacionamento existente, entre as 9h00 e as 18h00 e a autarquia promete para esta área um reforço da fiscalização do estacionamento abusivo.

Estas são algumas das linhas principais do plano “Arrábida Sem Carros”, sob o slogan “Praias de Setúbal para Todos”, para a época balnear de 2019. Medidas inspiradas no plano de 2018, apelidado pela autarquia como “Ano Zero” das medidas para a interdição à circulação de automóveis ligeiros na Estrada nacional 379.1 durante a época balnear.

A circulação fica apenas autorizada a veículos de emergência, concessionários de restauração, apoios de praia e serviços de transporte público. As portas da Arrábida estão também abertas para os fãs das duas rodas, com a permissão de passagem e estacionamento nos lugares devidamente assinalados para motos.

Já os fãs da caminhada ou das bicicletas podem começar a apreciar os primeiros quilómetros da via pedonal, que começa a despontar até Albarquel e no futuro permitirá percorrer a Arrábida pela orla costeira.

Entre autocarros, deixe o carro estacionado em segurança

Quanto aos estacionamentos disponíveis, os banhistas podem voltar a deixar os carros no Centro Comercial Alegro, estacionamento da Figueirinha, Cecil e Creiro. Cerca de mil lugares de estacionamento gratuito, através dos quais os banhistas podem fazer transbordo para as carreiras que a TST colocará em circulação.

Piscinas das Manteigadas adiam início de época balnear

A abertura ao público para a época balnear do Complexo Municipal de Piscinas das Manteigadas, em Setúbal, prevista para o dia 18, foi adiada.

Segundo a autarquia informa em comunicado, a época balnear no complexo das Manteigadas deve abrir ao público logo que estejam ultrapassadas questões de ordem técnica. O encerramento será a 15 de Setembro, tal como está previsto para as praias da Arrábida.

Quando estiver em pleno funcionamento, o complexo municipal abrirá ao público de terça-feira a domingo, no horário compreendido entre as 09h00 e as 19h00.

Autarquia sensibiliza população para cuidados com o sol

Actividades de sensibilização para os cuidados a ter na exposição solar compõem uma campanha a decorrer até 31 de Julho, nas praias da Saúde, da Figueirinha e de Albarquel.

Uma campanha inserida no programa “Setúbal Verão + Saudável”, organizado pela Câmara Municipal que integra as acções “Como Ir, Estar e Vir da Praia” e “O Sol é meu amigo”

O alerta para os cuidados a ter com o sol e a importância da ingestão de água e de uma alimentação saudável, bem como informação sobre os riscos associados a uma incorrecta exposição solar são transmitidos, em ambas as acções, por uma equipa constituída por técnicos do Gabinete de Saúde da autarquia e enfermeiros da Unidade de Cuidados na Comunidade do ACES – Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida.

Fonte: Diário da Região

0 Comentários

Os comentários estão agora fechados.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


AutoDJ

Varios

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

GRUPO CONTRAPONTO

ESTEJAS ONDE ESTIVERES

02.

TOY

Coração não tem idade (vou beijar)

03.

Dinis Brites

Confia em Mim

04.

Doellinger

Agora eu Sei

05.

Gilberto Amaral

SOMOS NÓS OS PORTUGUESES

Anunciantes