Batata-doce de Aljezur com alta procura e baixa produção

05/12/2018

Aumentar a produção e o número de produtores certificados é o grande desafio que a Associação dos Produtores de Batata-Doce de Aljezur tem pela frente. Atualmente, a produção neste concelho ronda as 300 toneladas anuais e “esgota-se rapidamente”, revela o presidente Manuel Marreiros

A produção anual de batata-doce certificada em Aljezur ronda as 300 toneladas. É muito pouco para satisfazer a procura atual, queixa-se ao JORNAL DO ALGARVE o presidente da Associação de Produtores de Batata-Doce de Aljezur (APBDA), Manuel Marreiros.

Para garantir desde já o futuro desta cultura emblemática da região, a prioridade da associação passa pelo aumento da produção e do número de produtores certificados. “A produção esgota-se rapidamente e acabamos por ter uma presença pouco significativa junto do consumidor”, lamenta Manuel Marreiros.

Atualmente, a associação conta com cerca de uma centena de produtores associados, mas a maioria já tem idades avançadas e apenas 20 produzem a batata-doce de Aljezur certificada.

No entanto, também surgem sinais de esperança: “A média de idades dos produtores tem vindo a baixar, podendo afirmar-se que não ultrapassará os 50 anos. Isto porque têm-se fixado novos produtores oriundos de fora de Aljezur e de Odemira, bem como novas empresas produtoras”, adianta o presidente da APBDA…

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 29 DE NOVEMBRO)

Fonte:Jornal do Algarve

0 Comentários

Os comentários estão agora fechados.

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


AutoDJ

Varios

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

GRUPO CONTRAPONTO

ESTEJAS ONDE ESTIVERES

02.

TOY

Coração não tem idade (vou beijar)

03.

Dinis Brites

Confia em Mim

04.

Doellinger

Agora eu Sei

05.

Gilberto Amaral

SOMOS NÓS OS PORTUGUESES

Anunciantes